domingo, 11 de maio de 2008

Movimento

O neo-iluminismo ou "novo esclarecimento" é um movimento intelectual renovador da sociedade cuja proeminência culmina na total restituição do termo revolução uma vez que esta quando legitima não é imposta por força alguma, mas aceita pela compreensão de todos. Tal termo fora usado indevidamente ao longo dos tempos, caindo na obscuridade do senso popular, como narrativa de toda revolta, muitas delas violentas analogamente a proporção de seu fracasso. Sua proposta decorre unicamente do interesse pela evolução da humanidade e de sua preservação, da preservação do meio ambiente, da ordem estabelecida e dos direitos fundamentais na promoção do progresso individual e coletivo. Seu objetivo é transformar a realidade dos paises pobres e emergentes, dissociando-se de frentes políticas, ou interesses econômicos, uma vez que enraizada no homem por sua conduta e consciência, agindo como uma frente visionaria que busca a renovação da democracia, a redução das desigualdades e evolução do ser em todos os aspectos. Sua atuação como dita "a humanidade" não se restringe unicamente a um espaço delimitado, compreendido como província, cidade, ou nação, priorizado os paises pobres e emergentes, em grande maioria, habitantes do hemisfério sul. Sua influencia buscara pela valorização do conhecimento, seja em vigor da arte, ciência ou filosofia a busca do aperfeiçoamento interno como forma de sublimar os males externos, sólidos e objetivos. Pela valorização do ser e de suas atividades, independentemente de credo ou nacionalidade. Nosso objetivo único é o progresso da humanidade, sem imposições ou restrições de espécie alguma. Desejamos e proporcionaremos aos que caminhão sobre a terra a oportunidade de crescer no máximo aproveitamento de suas capacidades, agregando valor ao meio e por conseqüente ao Estado, dissociando-nos de partidos ou forças ideológicas. É o neo-iluminismo um vetor de harmonia coletiva, de reestruturação das nações abaladas por diversos fatores, a evolução particular, a preservação dos direitos humanos e a soberania de todos os Estados.

Nosso compromisso

Uma vez que situando o esclarecimento como forma de agregar valor a evolução da humanidade, dissociando-a da ideologia e da superstição, uma vez que o embasamento teórico seja o próprio conhecimento é necessário compreender a origem do conhecimento. A evolução do homem é decorrente unicamente da construção do pensamento da irracionalidade ao pensamento reduzindo o mito a filosofia e do questionamento e sua demonstração pratica. As ciências naturais associadas às ciências do pensamento demonstram claramente a importância de diversos fatores, ambos ligados à produção de arte, filosofia, ciência e todo tipo de conhecimento, mesmo que este se figure na idéia de transcendência, o que concerne no aspecto religioso. O inicio do movimento e seu ambiente O neo-iluminismo é um movimento intelectual que inicia-se em Minas Gerais; um Estado Brasileiro marcado por uma historia de revoluções, repleta de intelectuais. Podemos destacar no século XVIII, a inconfidência mineira como primeiro movimento brasileiro de cunho iluminista; um movimento que emergia ao mesmo tempo em que as diversas revoluções iluministas da Europa. No entanto em nossa atualidade possui valor simbólico uma vez que seus ideais não foram alcançados. Frustrados e criminados, seu movimento não ganhara força e a nação somente alcançara sua independência meio século depois. Contudo não alcançamos a independência intelectual necessária para nos posicionar-mos soberanos diante as nações. Mesmo com uma incrível quantidade de recursos, permanecemos de mãos atadas diante as circunstancias que somente afirmam nossas fragilidades. No entanto é necessária uma nova revolução que valorize o ser e todo seu potencial do conhecimento teorico a prática capaz de construir novas ferramentas, capazes de realizar mudanças e transformar toda nossa realidade. Nossa historia é marcada por diversas transformaçoes cuja validade nos condiciona a inivação a cada instante proporcionando uma evolução mesmo com um passado proximo marcado por revoluções frustradas e regimes autoritários. Inicia-se com as campanhas que buscam unir toda sociedade em torno de um ideal; o progresso. Nossa organização decorre de um nível hierárquico simbólico de quatro graus, e nossas leis são emanações da constituição neo-iluminista, formada de seis artigos inalteráveis e novos exigidos por uma assembléia constituinte. E nosso dever é com o progresso da humanidade e não com nossos próprios conceitos. Apoiamos unicamente o ser, pois deste emerge o progresso.

Textos para reflexão

Renascimento e Esclarecimento

Durante um período onde os mitos eram única forma para explicar os fatos não compreendidos pela natureza do intelecto surgiram os primeiros filósofos. Com a decadência do mundo grego à acessão do império romano e sua anuência ao Cristianismo; o pensamento ocidental tomara novos rumos. Da queda do império romano do ocidente à tomada de Constantinopla grande parte deste conhecimento fora severamente restringido. O povo não possuía direitos sobre o Estado que era subordinado aos mandos da igreja. Entretanto mediante antigas obras gregas, diversos homens se proporão a resolver os mistérios acerca de sua realidade. Era o inicio do Renascimento, base para as mudanças que resultariam na transição entre a idade média a idade moderna. Este movimento exercera influência nas artes, ciências e filosofia, responsável por mudanças culturais, religiosas, sociais, políticas e econômicas caracterizadas como transição do feudalismo para o capitalismo. Sua manifestação serve como base ao Iluminismo na infligida queda do absolutismo monárquico, responsável pela transição posterior, da idade moderna a idade contemporânea. Em toda trajetória da cultura Ocidental podemos destacar o esclarecimento forjado pela razão a fim de sanar os problemas da realidade. Evoluímos como civilização à medida que avançamos como pensantes abandonando ilusões pré-molduradas. Logo indubitavelmente a maior revolução é do pensamento, sugerindo que para atuar como agente decisivo na idade contemporânea primeiramente deve-se questionar o que se considera realidade.

Globalização e conhecimento; caminho dos emergentes.

Mediante diversos avanços dos estudos referentes da evolução do homem a arqueologia associadas em suas recém descobertas, pode-se facilmente compreender o quão importante fora o uso de instrumentos para a sobrevivência da espécie tal como pela transformação de hábitos alimentares, organizacionais, forjando novas formas de compreender a realidade legando ao homem a consciência da própria existência; a racionalidade. A produção e o exercício intelectual são os pilares para a evolução dos hominídeos deposta como ferramenta capaz de solucionar os problemas da contemporaneidade. Aquele que melhor utiliza seus recursos esta a vanguarda da evolução como hábil pensante; contribuinte único para o fortalecimento do estado.
Para tal progresso legitimar-se é necessário um grande avanço no pensamento, forjando ferramentas capazes de sustentar hegemonia. No mundo globalizado a forma mais engenhosa de unir tais poderes dar-se-ia pela união entre as instituições responsáveis pela elaboração de ferramentas; instituições educacionais públicas e privadas com as instituições financeiras; bancos e classes empresariais na promoção de investimentos na área de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias a fim de consolidar alto desenvolvimento produtivo, agregando maiores valores à nação. A ênfase ao capital intelectual, ou seja; a evolução da indústria típica da extração de recursos, tais como em paises emergentes para uma estrutura industrial completa e modernizada graças ao intelecto do único beneficiado; o povo. Forjar-se-ia no mundo globalizado ou pós-contemporâneo, um capitalismo social ao agregar tanto valores ao povo quanto consolidar sua posição no mercado internacional; soberana diante as nações.

O progresso nacional e o esclarecimento

De certo é de conhecimento histórico que antes ao iluminismo e a revolução francesa o povo francês vivia em miséria, enquanto a monarquia se fartava em festins promovidos pelo sacrifício do povo. Esta situação é análoga à vivenciada por algumas sociedades no mundo contemporâneo. Talvez o maior exemplo de todos esteja situado na América latina; o Brasil. Este país detentor da oitava economia mundial esta no sexagésimo nono lugar em IDH – índice de desenvolvimento humano - que mede natalidade, moralidade infantil, poder de aquisitivo, educação, saúde, saneamento, ou seja; todas as condições necessárias para o desenvolvimento do povo. É no Brasil que se situa a maior diferença entre estes índices PIB / IHD no mundo. Ocorre mesmo que todas nossas riquezas sejam exploradas de forma in-substancial. Este estado é decorrente de um processo antigo e de uma estagnação subseqüente forçando seu povo a permanecer tal como antes a revolução; neocoloniais quando não alcançamos a independência do pensamento mediante um histórico político de frustradas revoluções e dissolução cultural. É o hábito do povo que valida sua identidade por construir a pátria; um espírito cuja natureza da-se pelo desenvolvimento das idéias aproximando o cidadão da consciência democrática que nasce contrária aos sofismo daqueles que se beneficiam das mentiras que rogam; simples aproveitadores que existem pela inabilidade de Estado quando fora ao controle de todos. Para tanto é necessária uma nova era de razão; um novo esclarecimento, como forma de ligar o povo a sua terra e todas suas riquezas por intermédio de maquinações sob a ótica da razão, ciência e tecnologia mediante a realidade contemporânea tal como seu processo de globalização.

O novo esclarecimento – movimento neo-iluminista

Uma nação contempla todo seu esplendor quando atinge seu apogeu intelectual, econômico e tecnológico, agregando valores a sua condição social. O progresso sempre esteve alinhado com o grande desenvolvimento do pensamento, uma vez que são armas a forjar os recursos que enobreceram a nação proporcionando uma melhor lapidação de suas riquezas. Como forma de introduzir no mundo contemporâneo uma reforma proposta na valorização do homem pelo pensamento, propõe-se o novo-esclarecimento; uma corrente cultural ligada às artes, ciência e política, cuja premissa é elucidar a nação de suas riquezas, direitos e deveres, convocando-a a permanecer como engrenagem essencial do maquinário social, na construção de uma nação prospera e igualitária. Investindo em nosso maior bem; o povo, ele retribuirá ao estado construindo grandes riquezas que agregarão valor interno e externo. Priorizado o conhecimento como forma de lapidar nossos hábitos e riquezas, construiremos uma sociedade civilizada, situando a razão como agente de uma causa comum; o bem estar social. Dos avanços na gestão das riquezas pelo conhecimento será agregado valor ao empreendedor nacional, retribuindo ao assalariado, forjando a redução da desigualdade, uma vez que alinhadas pela gestão do Estado, ate que finalmente desapareça. Ocorrera na valorização da ciência na elaboração de novas ferramentas que possam melhorar nossa produção qualificando não somente a economia, mas nossas formas sociais, enriquecendo toda a nação para alcançar finalmente o esplendor ao qual nosso povo é digno. Investindo no desenvolvimento humano juntamente a união do povo, chegaremos à harmonia como civilização, conscientes de nosso poder. Para tanto devemos contar com o mundo acadêmico e todo seu poderio, com a população e as classes empresariais, dissociando-nos de tudo que seja subversivo a formação de um Estado soberano. O faremos com sabedoria por intermédio da virtude das idéias e pelo amor que temos a nossa terra.

Textos extraídos da: Democracia Esclarecida Publicados no Jornal Geografando da PUC Contagem.